Ínicio > Cães > Higiene > Meu cachorro está se coçando muito. O que fazer?

Meu cachorro está se coçando muito. O que fazer?

Meu cachorro está se coçando muito. O que fazer?

Quem nunca viu um cachorro se coçando? A coceira costuma ser comum, e se você tem um cãozinho em casa, sabe que esse hábito é característico deles e, por isso, é difícil identificar quando a coceira deixa de ser normal e passa a ser um problema. Fique atento aos sinais!

Coceira de cachorro: é sinal de doença?

A coceira de cachorro costuma ser considerada como algo normal, mas saiba que existem muitas razões para que ela aconteça, desde a presença de alguma bactéria até comportamento obsessivo.

Quando se fala em cachorro com coceira, logo nos vem à mente pulgas e carrapatos, né? São os motivos mais comuns para que um cão se coce. É um verdadeiro incômodo quando eles grudam na pele do animal para sugar o sangue — no caso de pulgas, é importante saber se o cão tem alergia à saliva delas, pois a situação pode piorar e se transformar em uma dermatite alérgica. Para saber se o seu cão tem pulgas ou carrapatos, analise bem seus pelos e pele, esses parasitas costumam ficar atrás das orelhas e na parte interna das patas do cachorro.

Outra doença bastante comum é a sarna em cães. Um problema dermatológico que também provoca coceira. Trata-se de um ácaro que entra na pele do animal e provoca lesões. Se não for tratada, pode resultar em feridas graves na pele do seu cachorro.

A ingestão de alguns alimentos, o contato com produtos químicos e outros tipos de situações, também podem causar alergias e coceiras em cachorro. É fundamental consultar um médico veterinário para que ele possa examinar e informar o diagnóstico correto. Nunca medique o seu animal por conta própria!

Coceira em excesso pode desenvolver um comportamento obsessivo no cachorro e, como consequência, ferir sua própria pele. Casos em que o cão desenvolve depressão por conta do incômodo causado pela coceira excessiva, acontecem.

Por isso, todo cuidado é pouco! Seja qual for a causa da coceira, lembre-se sempre de procurar a opinião de um profissional, só ele poderá indicar o tratamento específico para cada caso.

Cuide da alimentação do seu cachorro

Sabia que uma alimentação canina de qualidade ajuda a manter a saúde dos pelos em dia? Sim, o alimento que oferecemos ao nosso cachorro influencia diretamente em sua saúde e na qualidade do pelo. Isso acontece porque uma ração de qualidade, como a Max, contém nutrientes e vitaminas ideais para melhorar a aparência e a saúde do pelo do seu cão.

Se tratando de um filho de quatro patas, temos que fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para evitar qualquer tipo de doença e problemas emocionais. Esteja sempre atento para identificar quando o cão apresentar um comportamento incomum, ok? Leve o seu cachorro com frequência ao veterinário e evite problemas futuros. Cuidar do seu pet com carinho e praticar a guarda responsável é um ato de amor!

Artigos Relacionados