Ínicio > Cães > Higiene > Hora do banho!

Hora do banho!

Hora do banho!

Assim como nós, nossos cães também precisam se cuidar. Banho, tosa, limpar as orelhas, cortar as unhas e escovar os dentinhos são práticas de higiene super importantes para a saúde dos nossos melhores amigos.

 
O primeiro passo é saber que não existe regra certinha para a quantidade de banhos que o cachorro tem que tomar. A média é de um banho a cada 7 ou 10 dias no verão e 15 dias no inverno. Um cuidado importante na hora do banho são as orelhas. Se o seu cão é daqueles que gosta de brincar no banho, use um protetor de orelhas, principalmente se ele tiver as orelhas grandes, dessa forma você evita que entre água no ouvido dele. Ah, uma coisa! Os filhotinhos só devem tomar seu primeiro banho depois de tomarem todas as vacinas!
 
O próximo passo é a tosa. Ela depende da raça do animal e é feita para garantir a limpeza, principalmente da área genital e patinhas o que aumenta o aparecimento de fungos, micoses e outras doenças. Lembre-se apenas de procurar indicação de um petshop confiável, pois assim como um médico, os profissionais desses estabelecimentos também são responsáveis pela saúde dele.  
 
Limpe sempre as orelhas do cão com uma gaze enrolada em um cotonete, bem devagarzinho, para não machucar. A limpeza deve ser feita uma vez por semana, mas pode variar de acordo com a raça. Afinal, quando os pelos estão muito compridos e embaraçados acabam abafando a pele e podem causar problemas.
 
Depois de ficar cheiroso, com o pelo aparado, ainda falta fazer as unhas, não? Eles não precisam de lixas, bases e esmaltes. Se o seu melhor amigo anda bastante em superfícies ásperas, as unhas vão se manter curtinhas naturalmente, mas é sempre bom dar uma olhada e cortar as que estiverem grandes. Unhas grandes podem encravar e inflamar, por isso é importante cortá-las. Nessa hora tome muito cuidado, já que um pequeno corte pode virar um machucadão e até infeccionar.
 
 
Agora sim, estamos prontos. Hora de dar um beijão no seu amigão! Opa...ainda falta alguma coisa. Que bafinho é esse? Escovar os dentes também é parte fundamental da saúde do seu amigo! Esse cuidado permite que a gengiva e os dentes continuem saudáveis, o que evita a queda das presas e várias outros problemas de saúde, já que a boca é uma entrada natural de bactérias estranhas ao organismo do animal.
 
Lembre-se de realizar a escovação pelo menos três vezes por semana e levar ao veterinário para raspar o tártaro uma vez por ano. Uma dica extra é a linha de Snacks Doglicious e Catlicious, que permite que eles comam e limpem os dentes ao mesmo tempo, prolongando o efeito da limpeza de tártaro por ainda mais tempo. 
 
Agora chegamos ao fim de verdade! Mas antes de nos despedirmos só mais uma dica: nada de utilizar produtos de gente nos animais! Assim como a comida é especialmente criada para ele, os produtos para higiene também devem ser!
 
Um grande abraço para você e uma lambida para o seu amigo de quatro patas!

 

Artigos Relacionados