Ínicio > Cães > Higiene > Como acabar com pulgas em cachorro

Como acabar com pulgas em cachorro

Como acabar com pulgas em cachorro

Sabe aquela coceira em cachorro que deixa você e ele desesperados? Fique atento, pois isso não é normal e, geralmente, indica que seu animal está sendo atacado por pulgas. Elas são pequeninas, mas causam um estrago enorme, acabando com a paz do cão. Você sabia que uma única pulga pode picar até 400 vezes em um dia? Imagina o incômodo! Além disso, se o problema não for tratado rapidamente, pode prejudicar seriamente a saúde canina. Em casos mais avançados, existe a possibilidade do animal ter anemia e  verme intestinal, que é um risco até mesmo para nós.  Por isso, se notar que o cachorro está com este parasita, não economize esforços e faça de tudo para acabar com pulgas em cachorro. Vamos te ajudar nesta missão com algumas dicas infalíveis:

Primeiro passo para cuidar de cachorro com pulga

O primeiro passo é fazer um diagnóstico preciso para descobrir a razão da coceira em cachorro. O mais indicado é que leve o cão ao veterinário para receber as orientações e tirar todas as suas dúvidas. Existem diversos produtos no mercado que prometem a eliminação das pulgas, mas é essencial saber escolher e ter cuidado para isso, pois pode prejudicar seu cão ao invés de ajudá-lo.

Saiba onde estão e de onde vem as pulgas!

Uma pulga pode gerar 2.000 ovos durante sua vida que é de aproximadamente dois meses. Imagina milhares de parasitas se reproduzindo! Elas gostam de climas mais quentes e, em razão disso, aparecem com mais frequência no verão. Além de atacarem os animais, também infestam o ambiente e por isso, é indispensável que se adote medidas em casa para eliminar definitivamente estes parasitas.

Apenas as pulgas adultas ficam no hospedeiro. Os ovos, larvas e pupas ficam no ambiente, sendo assim, se você está pensando em como matar as pulgas do cachorro, deve colocar como uma das prioridades a eliminação dos parasitas que estão nos espaços frequentados pelo cão, como sua casa e quintal. Estima-se que os hospedeiros tenham apenas 5% das pulgas em seu corpo, pois 95% ficam no ambiente.

Para eliminar pulgas da sua casa, é importante que aspire todos os cantinhos, principalmente os mais úmidos que não ficam expostos ao sol. Não se esqueça do carro, caixa de transporte e outros locais onde o cão esteve. Também é recomendado que lave todas as roupas que entraram em contato com o animal. Estes cuidados devem ser repetidos com frequência até que o problema seja eliminado.

Em casos mais graves, pode-se recorrer a um veneno para pulgas. Mas cuidado com a escolha, pois existem produtos que podem causar intoxicação nos animais e até mesmo prejudicar a nossa saúde.

Acabar com pulgas em cachorro

Após começar os cuidados com a casa, você já pode se concentrar no seu companheiro. Para eliminar os parasitas do cachorro, deve-se fazer a desparasitação e, se tiver mais animais em casa, todos precisam receber o remédio contra pulga. A indicação sobre qual antipulga usar e a quantidade certa deve ser dada pelo veterinário.

Artigos Relacionados