Ínicio > Cães > Higiene > Banheirinho para cães

Banheirinho para cães

Banheirinho para cães

Não faz parte da natureza canina fazer xixi em um só lugar. Especialmente os machos, que entendem isso como conquista e marcação de território.


Mas é possível e até mesmo fácil, ensiná-lo a usar um “banheirinho” feito para cachorros.


Existem tapetes higiênicos e banheirinhos no mercado, vendidos prontos e fáceis de serem limpos, alguns até com elementos apelativos para atrair os pets. Mas, se você preferir, pode usar o bom e velho forrinho de jornal, que é fácil de ser descartado e não faz bagunça na casa.


Ensinar o animal a fazer xixi num local determinado por você requer carinho, paciência e muita firmeza, para que o animal entenda a cada atitude sua o que você quer e o que não quer que ele faça.


Basta observar o máximo que puder o animal. Quando ele fizer xixi fora no local preparado, compreenda que a repreensão só funciona se realizada no mesmo momento, depois do ocorrido, o cão não irá conseguir associar o “não” ao feito incorreto. Para realizar essa repreensão, fale apenas a palavra não, com firmeza – mas não é preciso gritar – além disso, nunca bata ou agrida um animal. Apenas lembre-se de levá-lo ao local correto sempre para que ele entenda com o tempo.


E então, sempre que ele fizer no local correto, não se esqueça de recompensá-lo. Dê carinho, petiscos e faça com que ele sempre associe a atitude correta com sensações agradáveis.


É importante lembrar que os filhotes só têm controle total da bexiga mais ou menos aos sete meses de vida, portanto não adianta ficar muito bravo ou frustrado se demorar mais para o filhotinho entender ou fazer tudo corretamente, até porque pode ser que ele não consiga segurar e faça no caminho do banheirinho.


Por fim, uma dica: o lugar do banheirinho deve ser escolhido por você, mas você deve levar em consideração que os animais não gostam de nada sujo perto de onde comem, dormem ou brincam, portanto escolha um local longe de onde fica a comida e os brinquedos, ou do local em que ele dorme. E não se esqueça de higienizar o local com frequência, seja lavando o material do banheirinho ou tapete, ou trocando os jornais ou papelões que usa como forro.

Artigos Relacionados