Ínicio > Cães > Comportamento > Tenho um cão medroso! E agora?

Tenho um cão medroso! E agora?

Tenho um cão medroso! E agora?

Muitos cães são agitados, sociáveis e adoram visitas! Porém, há aqueles que são completamente o contrário; se assustam com facilidade e tem até medo de pessoas desconhecidas. Você tem um cão medroso?

Quando o cão tem receio das visitas, alguns passos podem ajudá-lo a facilitar o primeiro contato:


- A visita pode oferecer petiscos para o cão, criando uma empatia. Deixe um potinho reservado com os petiscos para cães favoritos dele;


- Caso a primeira dica não funcione, o ideal é que a visita não interaja com o cachorro no primeiro momento. O oriente a não tentar pegar o cão no colo ou fazer carinho, dando um tempo para ele se acostumar;


- Para os cães medrosos, a aproximação dos dedos e olhar fixo nos olhos é sinal de afronta. Peça para a visita evitar o contato, e deixar o cão criar confiança o suficiente para se aproximar por conta própria.


Quando o cachorro já é assustado, é comum estranhar o primeiro contato com crianças. Neste caso o ideal é, quando a criança chegar, deixá-la em um ambiente separado do cão. Quando a situação se acalmar é possível fazer a apresentação, desde que supervisionada por um adulto.


O consultor sentimental Dr. Vidal e o adestrador Jorge Pereira, do programa Max e Você, separaram mais dicas de adestramento para cães medrosos! Confira:
 

Artigos Relacionados