Ínicio > Cães > Comportamento > Seu cãozinho está demorando para fazer cocô? Saiba as razões e como agir nessas situações

Seu cãozinho está demorando para fazer cocô? Saiba as razões e como agir nessas situações

Seu cãozinho está demorando para fazer cocô? Saiba as razões e como agir nessas situações

Muitos cãezinhos demoram em fazer cocô ou ficam dando voltinhas antes de escolher um local para defecar. Você já se perguntou a razão?


Bem, as razões são muitas! Para o cachorro, este momento é mais do que apenas uma necessidade básica, é uma maneira de demarcar o território e eliminar o cheiro de outros cães que tenham passado por ali.


A urina é uma forma muito comum de comunicação entre os cães, mas quando eles defecam, pressionam glândulas que eliminam odores específicos. Esses cheiros demarcam território, alertam outros cães de perigo ou apenas afastam “adversários”. Andar em círculos é comum a muitos cachorros, pois é uma preparação para que o local seja seguro e confortável para aliviar as necessidades.



Alguns cãezinhos, ainda, andam enquanto fazem cocô, o que pode ser uma maneira de facilitar o processo ou apenas um comportamento com o qual ele se acostumou, especialmente se for durante um passeio. Ele pode se comportar assim por estar habituado a andar rapidamente e não parar a caminhada por nada!


Porém, se ele demorar além do habitual ou aparentar estar forçando, sentindo dor, se chorar ou apresentar sangue nas fezes, alguma coisa pode estar errada com seu cachorrinho! Pode ser prisão de ventre, ressecamento, ou até mesmo estresse, entre outros problemas. O ideal é levá-lo ao veterinário de confiança para um exame completo.


Normalmente, não há com o que se preocupar com a demora em fazer cocô. É só o jeitinho de o seu fofinho dizer “eu estive aqui”!

Artigos Relacionados