Ínicio > Cães > Comportamento > Raças Perigosas ou donos irresponsáveis?

Raças Perigosas ou donos irresponsáveis?

Raças Perigosas ou donos irresponsáveis?

Falar que existem raças de cães perigosas não é verdade. O que vemos muitas vezes são donos irresponsáveis ou donos que não sabem como educá-los por falta de técnica. É comum, no Brasil, vermos ou escutarmos notícias sobre ataques de animais e geralmente colocam a culpa em raças de cães específicas, como o Pit Bull e o Rottweiler. Porém, por trás desses ataques, podem existir donos irresponsáveis ou agressões aos cachorros.


O fato é que, se a pessoa não tem como educar um animal, ela não pode simplesmente fazer adoção de um cão. É uma atitude irresponsável adquirir um cachorro sem poder ajudá-lo a viver num ambiente doméstico e na vizinhança.


Cães são vingativos?


Isso é um mito. Na verdade, se você maltratar um cão, pode ser que ele guarde seu cheiro e use isso para se defender depois. Porém, isso não quer dizer que o animal irá guardar rancor, ele apenas faz por instinto e defesa.


Por que os cães atacam seus donos?


Os ataques de animais têm várias explicações, mas a principal é o território. Se você não dominar o seu cão, pode ser que ele ache que manda na sua casa, por isso, é importante educar seu cão e não deixar que ele te domine.


As raças de cães consideradas perigosas são aquelas que aparecem na mídia. Porém, na maioria dos ataques de animais, os cães envolvidos são pequenos, mas como não têm gravidade alta, a mídia não leva muito em conta.


Agora quando o ataque é feito por um Pit Bull ou Rottweiler, os danos são maiores e algumas vezes, infelizmente, são fatais, por terem mais força que outros cães.


O que fazer se for atacado por um cão?


Não corra ou grite, essa é a pior coisa que você pode fazer em um ataque de animal, o correto é você ficar com os braços cruzados inicialmente, e caso você vá ao chão, coloque as mãos na nuca com os cotovelos protegendo seu rosto, não olhe no olho do cão e espere ajuda. Uma boa dica é colocar algum objeto entre você e o animal, para que ele morda o objeto. Um ataque de um cão grande é extremamente perigoso, porém, se você correr, é pior, já que o animal pode lhe pegar por trás e você não terá chance alguma de defesa.


Tenha sangue frio e proteja-se, não grite e não encare o animal. Isso pode ser tomado como um desafio.


Não tenho tempo de cuidar do meu cão. O que fazer?


Simplesmente não adote um. Se você não tem tempo para cuidar do seu cão, oferecer cuidados como saúde e higiene, além de lhe proporcionar uma dieta equilibrada para cães, não pegue um cão.


Um cachorro não é brinquedo, você deve ser responsável, ainda mais para algumas raças de cães. Se você é consciente e não tem capacidade para cuidar de um cão, não pegue um cachorro.


Qual o melhor alimento para seu cão?


O melhor alimento para seu cão é uma ração equilibrada e balanceada, que só a Max Total Alimentos pode lhe oferecer. Não perca tempo, procure a Max, só a linha pode lhe oferecer Ração para Cães Adultos e Ração para cães filhotes, fornecendo uma alimentação de tal forma que você evitará a obesidade canina. Se você quer um cão saudável, deve oferecer Max!

 

Artigos Relacionados