Ínicio > Cães > Comportamento > Porque os cães latem tanto?

Porque os cães latem tanto?

Porque os cães latem tanto?

Acordar de madrugada estressado porque o cãozinho não para de latir: quase todo mundo já passou por isso. Mas porque os cães latem tanto? Como amenizar os latidos? Não espere encontrar a resposta exata, cada animal tem sua personalidade, característica e história de vida.

O latido é uma forma de comunicação. Assim como nós usamos as palavras, os cães costumam latir. Alguns dos motivos pelo qual eles fazem isso: anunciar sua presença, responder outros cães, avisar a família a respeito de alguma ameaça, quando sente dor ou se sente sozinho. Existe um tipo de latido para tristeza, para medo, para pedir atenção entre outros. Ás vezes eles até criam diferentes latidos para suas necessidades e na maior parte das vezes esse exagero acontece por alguma falha na sua criação o que significa que sim, a culpa pode ser nossa!

Latir é normal, mas existe um limite. Qual é esse limite? Antes de falar nele, uma pergunta: as necessidades básicas do seu cãozinho estão sendo atendidas? São elas:
 

●      Exercícios Físicos regulares

●      Estímulos mentais

●      Convivência com família

●      Alimentação correta

●      Espaço adequado protegido de chuva e calor intenso

●      Visitas regulares aos veterinários
 

Se alguma delas está falha você pode ter encontrado o motivo pelo qual seu cãozinho faz tanto barulho. Muitos deles que ficam presos a maior parte do tempo são os que apresentam esse latido incessante. Se você não tem tempo para cuidar ou espaço para ter um cãozinho não tenha um. Ele não é um brinquedo, precisa de liberdade, carinho, espaço e sem uma rotina onde ele gaste bastante energia ele poderá ficar frustrado.

 

Fazer tudo que ele quer também pode deixá-lo mimado. Se ele sabe que toda vez que latir consegue alguma coisa que motivo ele tem para parar? Por causa disso nós podemos influenciá-los a ter esse tipo de comportamento porque ele entende , ao conseguir o que quer, que está certo continuar assim.

Latir é normal, o problema é quando foge do controle e pode prejudicar a saúde física e emocional do seu amiguinho. Isso pode acontecer por algum desvio de comportamento, medo ou não ser atendido em algumas das necessidades anteriores.

Não espere encontrar a resposta exata, cada animal tem sua personalidade, característica e história de vida. Se você está tendo esse tipo de problema o mais indicado é procurar um veterinário ou, dependendo da situação, um adestrador. Eles poderão indicar a melhor alternativa para o seu peludinho ficar em paz e feliz novamente, porque afinal de contas, essa é melhor característica deles não é mesmo?

Artigos Relacionados