Ínicio > Cães > Comportamento > Nota Fiscal Paulista passa a ajudar os animais

Nota Fiscal Paulista passa a ajudar os animais

Nota Fiscal Paulista passa a ajudar os animais

 

Já imaginou fazer suas compras e ao mesmo tempo ajudar várias instituições de proteção ao animal? Esse cenário que parece distante de nós já se tornou uma realidade em São Paulo. Ao final de julho, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo regulamentou a inclusão de entidades de proteção animal como possíveis beneficiárias dos créditos da Nota Fiscal Paulista.

 

A lei, de autoria do deputado Feliciano Filho (Partido Ecológico Nacional/SP), permite que as entidades cadastradas recebam créditos e bilhetes para concorrer aos sorteios tanto a partir de compras realizadas pela própria instituição cadastrada, como também de doações de notas sem identificação de CPF do consumidor ou notas já identificadas, por meio do site da Nota Fiscal Paulista.

 

Com a ajuda da nota, muitos abrigos e ONGs vão poder ter uma renda extra para comprar alimentos e acessórios de primeira necessidade para seus animais e, de quebra poderão manter o orçamento mais equilibrado. Para mais informações sobre o cadastro de instituições e outros procedimentos relativos a esse benefício, dê uma olhadinha no nosso tutorial:

 

Antes de se cadastrar para receber esses benefícios como ONG, você precisa ter alguns pré-requisitos:

 

Tudo em dia

·       É muito importante ter toda a documentação regularizada. Desde o CNPJ até a declaração do imposto de renda.

Ser de São Paulo

·       Por enquanto, essa lei só ajuda as ONGs e entidades de São Paulo, por isso, ela deve ser registrada e ter um endereço no Estado de São Paulo.

Só mais uma coisinha

·       A ONG precisa estar cadastrada na Corregedoria Geral de Administração. O link deles é esse: http://www.corregedoria.sp.gov.br/

 

Agora que você checou os passos acima, vamos continuar! Pode parecer um pouco trabalhoso, mas lembre-se, é por uma ÓTIMA causa! Então vamos lá.

 

O cadastro

·       O cadastro é bem complicado e com campos que podem gerar várias dúvidas. Além disso, ele demora mais ou menos 1 hora pra ser finalizado e precisa ser salvo a cada passo. E mais uma coisa, se houver algum erro na hora de preencher o cadastro, você terá que revisá-lo.

·       Apesar de todas essas dificuldades, você pode pedir para um contador te ajudar na hora de preencher o cadastro. Além disso, quando for preenche-lo, procure ter todos os documentos da ONG, inclusive o Imposto de Renda.

Mão na massa

·       O cadastro pode ser feito através do site: http://www.cadastrodeentidades.sp.gov.br/

 

Depois de completar o cadastro com todos os dados preenchidos corretamente, você vai receber um e-mail dizendo que um analista de Planejamento Orçamentário e Finanças Públicas da Secretária da Fazenda irá visitar a sua ONG para fazer uma fiscalização. Essa é uma visita “surpresa” e poderá ocorrer até 15 dias depois do cadastro.

         Durante essa visita, todos os dados que foram preenchidos no cadastro serão fiscalizados. Se alguma irregularidade for encontrada, você terá apenas 24 horas para corrigi-la. Caso não consiga, você precisará realizar todos os passos novamente, mas dessa vez com mais burocracia. Por isso, faça tudo com calma, para acertar de primeira.

 

 

Depois do sufoco

·       Depois de passar por todos esses passos, com sucesso, você vai receber um e-mail dizendo que a sua ONG foi aprovada. Mas antes de começar a cadastrar as notas fiscais para receber dinheiro, é necessário esperar a aprovação da Corregedoria Geral de Administração.

 

Agora vamos ao que interessa! Como cadastrar as notas fiscais para receber dinheiro.

 

UM responsável

Para que a ONG possam receber os créditos é necessário escolher uma pessoa física(CPF) e cadastrá-la no sistema de Nota Fiscal Paulista. O cadastro deverá ser preenchido como “CONSUMIDORA PESSOA JURÍDICA” e pode ser feito pelo link: http://www.nfp.fazenda.sp.gov.br/

 

Responsabilidade    

         Depois de realizar o cadastro é preciso esperar a aprovação no Sistema.  Com a aprovação, a pessoa deverá cadastrar as notas fiscais doadas SEM CPF, no sistema da Nota Fiscal Paulista http://www.nfp.fazenda.sp.gov.br/ .

 

Lembrando que

Para conseguir cadastrar as Notas Fiscais, é ESSENCIAL que elas estejam sem CPF. Por isso, peça para as pessoas não colocarem o CPF nas notas e entrega-las para os responsáveis pela ONG.

O recebimento é semestral, sendo assim, só ocorre 2 vezes por ano.

O valor a ser recebido varia de acordo com o tipo de Nota Fiscal. Produtos industrializados como roupas e ração dão mais dinheiro, enquanto comida gera menos retorno.

Ah, e mais uma coisa. Todo mês a Nota Fiscal Paulista faz sorteios e os prêmios podem chegar a até R$100.00,00! Cada nota cadastrada é uma chance a mais de ganhar, por isso, cadastre todas!

 

Artigos Relacionados