Ínicio > Cães > Comportamento > Meu velho amigo

Meu velho amigo

Meu velho amigo

Quais são as alterações esperadas e os cuidados com a saúde do cão idoso.
 

Os cães ficam idosos, em média, por volta dos 8 ou 9 anos, embora isso possa variar devido a porte e raça. Alguns cães, como os sem raça definida, chegam a viver até 15 anos.


O fato é que, mais cedo ou mais tarde, todo cão atinge essa fase da vida e precisa de cuidados especiais para vivê-la com saúde e alegria, e você vai entender alguns cuidados básicos que são essenciais para o cão idoso.


A primeira coisa que fica evidente quando um cão envelhece é a diminuição da vitalidade que ele tinha quando jovem. Isso faz com que o corpo dele reaja mais lentamente às doenças, sofram mais com estresse, e tenham recuperação lenta de traumas de tombos, por exemplo. Logo, evitar as doenças e as situações de perigo de queda devem ser prioridades.


cachorro brincando

Tratar bem o animal, sem traumas e estresses, pode ajudá-lo a ter uma vida mais saudável e feliz.

 

Nessa fase ele também pode começar a ter dificuldades de ouvir ou responder a seus estímulos e será preciso ter paciência com ele. Diminua o ritmo para não assustá-lo e não exija demais dele. Isso inclui as atividades físicas que não devem parar, mas que podem diminuir e tornar-se passeios mais calmos.


O cão idoso passa muito tempo em um só lugar e você deve fazer com que o lugar usado para esse descanso seja confortável, limpo, acolchoado, arejado e de fácil acesso.


É importante que a cama dele não fique em locais acessados por escadas, declives, entre outros perigos simples da casa. Nessa fase da vida, o cão também fica com os sentidos menos sensíveis e isso pode causar certa confusão. Por isso é importante que a casa permaneça com os móveis como ele sempre conheceu e que você evite deixá-lo sozinho em ambientes estranhos e agitados.


cachorro e idosa

Deixar o animal em um ambiente seguro reduz os índices de acidentes.

 

É importante levar o cão ao veterinário com mais frequência, trocar a alimentação de acordo com os nutrientes que começam a ser necessários e pedir orientação sempre que possível. Recomendamos Max Premium Especial Mature – Frango & Arroz. Com essa alimentação especialmente cães sêniores, seu velho amigo terá mais saúde, vitalidade e beleza da pelagem garantidas


Tomando essas atitudes simples e dando muito carinho e atenção, agindo sempre com paciência, o seu melhor amigo pode levar uma vida mais saudável e tranquila até o fim.

Artigos Relacionados