Ínicio > Cães > Comportamento > Cuidados para adotar cachorro filhote

Cuidados para adotar cachorro filhote

Cuidados para adotar cachorro filhote

Adotar um cachorro filhote é uma experiência incrível de companheirismo e certeza de muitos ensinamentos. Este pequeno deve ser recepcionado com muita alegria e responsabilidade, afinal, ter um cachorro em casa, exige uma série de cuidados, principalmente com a saúde, alimentação e atenção. Pensando em te ajudar, vamos dar algumas dicas de cuidados que você deve ter para adotar cachorro filhote.

A adoção de filhotes pode acontecer de diferentes formas: eles podem ser resgatados da rua, adotados de um abrigo, ONG ou doados por alguém. Independente da forma como o pequeno entrou na sua vida, seu primeiro cuidado é levá-lo ao veterinário para uma avaliação geral sobre sua saúde. Aproveite este momento para tirar todas as suas dúvidas, é comum que elas surjam, principalmente quando trata-se do seu primeiro cachorro.

O veterinário irá orientar sobre a alimentação para cachorro recém-nascido, vacinação, vermifugação, cuidados, higiene animal, primeiras noções de adestramento e outras questões importantes neste início da vida dos pequenos.  Seguir estes conselhos irá proteger o cãozinho de várias doenças e evitar problemas com o comportamento dele.

Ao adotar um cachorro filhote, você precisa estar ciente de que ele é um animal com necessidades e dependente de atenção, carinho cuidados que já citamos acima. Tudo isso está descrito no conjunto de regras sobre guarda responsável, mas se você é uma mãe de cachorro de primeira viagem e ainda não conhece estes princípios, vamos te apresentar!

Vai adotar um cachorro filhote? Conheça a guarda responsável!

A guarda responsável pode ser entendida como conceitos que buscam garantir o bem-estar dos animais domésticos, indicando os cuidados que você precisa ter com seu cãozinho para ele se desenvolver em um ambiente saudável e ter qualidade de vida.

Oferecer as condições básicas para o crescimento dos filhotes não é tudo, você precisa dar mais que uma cama de cachorro e um pote de ração, eles precisam de assistência veterinária, cuidados com a higiene animal, muito amor, carinho e atenção. É importante que reserve um tempo do seu dia para passear e brincar com seu companheiro, isso ajudará o pequeno a ter mais confiança e saúde.

O que você deve fazer na hora de adotar um cachorro filhote ou adulto, é saber se tem condições de dar a ele todas as condições para uma vida digna, saudável e feliz. Adote com responsabilidade, afinal é uma vida que estará em suas mãos!

Artigos Relacionados