Ínicio > Cães > Comportamento > Conversa de cachorro: o que ele quer dizer quando coloca as patas em você?

Conversa de cachorro: o que ele quer dizer quando coloca as patas em você?

Conversa de cachorro: o que ele quer dizer quando coloca as patas em você?

Sabe quando você sente uma patinha de cachorro tocando em você de um jeito todo cuidadoso? É uma delícia e dá para sentir todo o amor que ele tem para você. O comportamento do cão, a linguagem corporal e as atitudes dele dizem muito sobre os seus desejos, pensamentos e relacionamento com você. E até mesmo a maneira como ele toca você com as patinhas pode significar muita coisa!

Quer saber mais? Aqui vão algumas curiosidades sobre esse comportamento de cachorro:

Duas patas de cachorro em você

É comum, especialmente enquanto acariciamos o cachorro, que ele coloque as duas patas no nosso colo ou peito, dependendo se estamos sentados ou em pé. Esse comportamento canino pode parecer simples e carinhoso para você; mas, na hierarquia canina, isso significa que ele pensa que tem o controle da situação, no comando, com plena liberdade de espaço.

Patas de cachorro nos objetos

Se ver as patinhas do cachorro nos objetos, como nos brinquedos preferidos dele ou no sofá e até mesmo sobre a comida, pode estar certo de que ele não quer que ninguém mexa ali, pois essa é uma atitude possessiva. Quer dizer que seu cachorro criou uma relação de posse com esses objetos, e que qualquer um que tentar tocá-los ou tirá-los dele poderá sofrer com a agressividade canina.

Dependendo do caso, pode haver necessidade de procurar ajuda profissional para controlar esse comportamento agressivo.

Patas de cachorro em outros animais/montas.

Duas patas do cachorro em outro animal da casa, geralmente acompanhado de monta, nem sempre quer dizer brincadeira ou mesmo cio, como muita gente pensa. Isso é tentativa de dominância de um sobre o outro. Pode ser apenas a hierarquia sendo estabelecida, mas pode ser prejudicial se isso causar conflitos diretos.

Uma pata só

Uma patadinha de leve pode ser interpretada como um pedido de atenção, um convite para brincar ou passear. O mesmo ocorre entre um cão e outro quando querem interagir; portanto, eles usam em nós e esperam que a compreensão seja imediata. É por isso que, muitas vezes, se você não atende ao pedido, o animal pode ficar amuado e até mesmo choroso.

Outro motivo para o toque com uma pata pode ser só a curiosidade. Se você colocar uma roupa de textura diferente ou se chegar uma visita pouco conhecida, o animal pode querer tocar para adquirir informações e impressões sobre o objeto ou pessoa de um jeito próprio.

Sem patinha de cachorro

Não há nada de errado se ele nunca coloca as duas patas em você. Isso é porque, provavelmente, o cão reconhece que você é o topo da hierarquia, o líder da matilha em que ele vive agora.

Outras formas de mostrar isso é lambendo seu rosto, evitar contato visual durante situações como broncas, esperar seu comando, andar atrás de você em passeios, dentre outras.

Viu como é importante entender cada gesto do seu lindo? A movimentação daquela linda patinha de cachorro tem sempre um significado que pode dizer muito sobre a relação de vocês e lhe ajudar a conhecer melhor o comportamento canino

 

Artigos Relacionados