Ínicio > Cães > Comportamento > Como entreter meu cão em casa?

Como entreter meu cão em casa?

Como entreter meu cão em casa?

Muitas vezes, em dias de chuva ou naqueles em que você não consegue levar seu cãozinho para passear, eles ficam cheios de energia dentro de casa sem ter em que gastar.


Quando você sai de casa é ainda pior: acabam descontando toda essa energia e ansiedade nos móveis e outros objetos, o que pode, além de bagunça, causar acidentes.


Mas entreter o seu cão dentro de casa pode ser mais simples do que parece. Confira a seguir algumas dicas simples para canalizar essa energia:


•Brinquedos que liberam petiscos aos poucos.


Esses brinquedos são mais comuns em forma de bolinhas vazadas, porém, hoje são encontrados no mercado de diversas formas. Além disso, se você não tiver o brinquedo em mãos, ele é fácil de ser feito: uma garrafa pet com diversos furinhos de diferentes tamanhos e alguns snacks ou partículas de ração dentro.


Assim, ele vai ficar brincando até que todas as partículas caiam de dentro do recipiente para ele comer.


•Caça-ração.


A brincadeira torna mais dinâmica e divertida a hora de comer.


É só fazer um caminho de ração dentro de casa para que o seu pet fareje e encontre todas as partículas até satisfazer a fominha dele. Não precisa elaborar tanto, é só deixar cada partícula a uma certa distância para que ele tenha que procurar cada uma individualmente.


•O jogo do “pega”.


Dá para atirar brinquedos dentro de casa mesmo para ele ir buscar e trazer pra você.


É recomendado que seja feito em uma superfície aderente para evitar que ele se acidente. Também seria legal afastar os móveis ou usar uma área mais ampla da casa para que nada atrapalhe a brincadeira.


E não se esqueça: deve ser feito com brinquedos, nunca objetos que possam machucar, engasgar ou acostumá-lo a morder o que não deve.


•Um dia entre amigos.



Ter um cão com quem brincar é extremamente saudável para qualquer cachorro. Após as devidas apresentações, eles logo acharão com o que se divertir.


Mas é importante deixar o ambiente onde eles irão brincar livre de objetos que possam machucar ou engasgar os cães, bem como vigiar de tempos em tempos para se certificar que não houve brigas.


•Os passeios indoor.


Essa alternativa é ótima se o problema for a chuva, especialmente. Levar o cão para socializar no veterinário, no pet shop, ou seja, em locais que ele precise frequentar, pode ajudar muito na ambientação do animal e até mesmo evitar o medo e os traumas.


•Passeio de carro.


Passear de carro pode suprir a necessidade dele de estar em outro ambiente e deixar as quatro paredes da casa. Mas lembre-se: isso requer calma, cuidado e muita segurança.


Obedeça às leis de trânsito e não deixe o animal ficar solto e desamparado durante o passeio para evitar que ele se machuque ou atrapalhe o motorista.


•Adestramento.


Treinar pequenos comandos, reforçar comportamentos positivos, passar um tempo ensinando a ele mais truques e obediência.


Além de entreter e ser divertido para o cão, é muito útil para você.


As brincadeiras que vocês costumam fazer juntos ou o que você sabe que acalma seu cãozinho podem ajudar. Cada experiência é diferente, é só ter paciência, observar o que mais funciona com seu fofinho e colocar em prática.

Artigos Relacionados