Ínicio > Cães > Comportamento > Como educar o cãozinho a fazer as necessidades no local certo

Como educar o cãozinho a fazer as necessidades no local certo

Como educar o cãozinho a fazer as necessidades no local certo

Um dos maiores problemas das mamães de primeira viagem é ensinar seu filhote a fazer as necessidades no local certo. No começo seu cachorrinho não pode ficar solto pela casa, afinal ele é um bebê!

Escolha um local para o filhote em que ele vai dormir, comer, brincar, fazer as necessidades e se sentir seguro e protegido. Feito isso, forre todo o chão com jornal, sem deixar frestas, dando o espaço necessário para ele fazer todas as atividades.

Deixe o filhote neste espaço por uma semana (sem sair, mesmo com supervisão) e brinque bastante. Ele estará fazendo as necessidades no local, certo, por isso elogie e faça festa! Também não se esqueça de limpar sempre o jornal, pois o cãozinho tem que sentir que está sendo bem cuidado.

Na segunda semana, tire a parte do jornal que ele escolheu para dormir e comer, substituindo pela cama e tigelinhas de ração para cães e água. Reduza o resto jornal um pouquinho por dia, sempre elogiando o filhote quando ele fizer as necessidades no local correto. Se ele não fizer, volte o treinamento um dia. É importante que o filhote continue no espaço escolhido para se habituar. Brinque com ele, leve as pessoas para vê-lo e deixe os brinquedos sempre disponíveis.

Na terceira semana, é possível dar uma voltinha com o filhote pela casa. Espere que ele coma a ração para cães Max Premium Especial - Crescimento Saudável Carne, faça as necessidades e só aí o deixe sair. Quando ele começar a rodar cheirando o chão, ou a cada duas horas, leve-o para o espaço com o jornal e fique ali até que o cãozinho faça suas necessidades, mesmo se parecer que ele perdeu a vontade.

É comum que nas primeiras vezes ele faça as necessidades no lugar errado, pois ainda não tem controle total. Diga não firmemente, e carregue-o até o jornal. Se ele terminar no local correto, nem que seja uma gotinha, elogie bastante! Se não, deixe o filhote preso até que faça as necessidades no jornal novamente. Não dê bronca quando isso acontecer, pois fará que o cão tenha medo de fazer as necessidades e não aprender o local correto.

Outra dica é não limpar o jornal na frente do filhote, pois ele pode entender que assim chama sua atenção e, ao invés de mudar o comportamento, continuará fazendo no lugar errado. Brincar muito longe do jornal também pode induzir o filhote a segurar as necessidades para não interromper a brincadeira (eles fazem isso!), até não aguentar e fazer onde está.

Para educar o filhote a fazer as necessidades no local certo é preciso, principalmente, muita paciência! Ele não vai acertar de primeira, mas com muito carinho e compreensão seu cãozinho vai poder conviver dentro de casa rapidinho, sempre procurando o jornal quando estiver apertado!

Artigos Relacionados