Ínicio > Cães > Comportamento > Como adestrar cães idosos?

Como adestrar cães idosos?

Como adestrar cães idosos?

Temos que adestrar nossos animais desde filhotes, porque cães idosos não podem mais aprender, certo? Errado! É verdade que é mais fácil adestrar filhotes e condicioná-los a aprender o que queremos, mas o adestramento de cães idosos é possível, sim!


O segredo para adestrar cães idosos é utilizar o reforço positivo, oferecendo uma recompensa sempre que ele fizer o que pedimos. A recompensa mais comum para cães é o petisco, mas atenção: leve seu melhor amigo ao veterinário antes de iniciar o adestramento. Assim, você verifica se ele tem alguma doença comum entre animais de idade avançada, e saberá qual petisco ou ração para cães deve evitar durante o treinamento! Também é importante saber se há algum problema neurológico ou de audição que poderá dificultar o aprendizado dele.


Feito isso, vamos ao treinamento de cães idosos! A palavra-chave é a paciência: um cachorro idoso demorará mais que um filhote para aprender novos comandos. Cães com mais de sete anos precisam de atenção especial, e deve-se tomar muito cuidado com mudanças drásticas na rotina dele!


Se o problema do seu amiguinho é o xixi no lugar errado, pode ser sinal que algo não está bem para ele, sabia? Se um bebê ou um novo cão chegou a casa, por exemplo, o xixi pode ser uma maneira de o seu velho amigo falar “Ei, eu estou aqui!”. Ele também pode agir de maneira mais agressiva para demonstrar o ciúme, como na hora das refeições e passeios.


Mas como resolver a carência e ciúme de um cão idoso com adestramento? O Dr. Vidal já deu dicas nestes episódios do programa Max & Você!:




Outro problema muito comum em cães idosos é a obesidade, não é mesmo? Seu cãozinho é daqueles que faz cara de pidão, pula na mesa e come tudo o que vê pela frente? Saiba que o controle de peso é primordial nesta fase com a ração premium especial Max Light Frango & Arroz!


Além da ração para cães light, o Dr. Vidal, quer dizer, o adestrador Jorge, também deu dicas para adestrar cães que comem compulsivamente:



Mas se o seu cão não tem problema de obesidade, a ração ideal para ele é a Mature. Max Premium Especial – Mature Frango & Arroz foi especialmente desenvolvida para cães com idade avançada, pois contém prebióticos para manter as fezes firmes, possui a crocância adequada para ajudar com a saúde dos dentes e além de 22 vitaminas e minerais, é enriquecida para colaborar com a saúde das articulações.


Adestrar um cão não é só ensiná-los comandos e truques! O adestramento melhora a comunicação entre o cachorro e sua família, sendo um estímulo mental e físico que possibilita a melhora de diversos comportamentos. Além de proporcionar um bom convívio com as pessoas na melhor idade do seu amigão, trará a ele uma vida mais ativa!


E ai, o que está esperando para iniciar o adestramento de cães idosos?

Artigos Relacionados