Selecione o idioma:
Você está em: Cães > Comportamento > Cães e Gatos – ...

Dicas e cuidados com o seu cão

Cães e Gatos – Como Socializá-los?

Cães e Gatos – Como Socializá-los?

Socialização de cães e gatos, isso é possível? De acordo com nossa cultura essa ideia pode não dar certo, tanto é que quando duas pessoas não se dão bem logo dizemos que estes são como “Cães e Gatos”, mas é claro que nossos amiguinhos de quatro patas podem sim viver juntos e em paz e fazer uma linda amizade. Quando temos os dois filhotinhos essa socialização é mais fácil, mas o que fazer quando já temos um dos dois e queremos adotar o outro? É isso que vamos discutir e dar algumas dicas de como proceder com essa socialização entre cães e gatos.

 

O que fazer se tem um cão e quer um gato?

 

Se você tem um cão filhote, ótimo! Para ele todos são amigos e brinquedos!

Se você possui um cão adulto e não gostar muito de estranhos, incluindo humanos ou animais, você deve aos poucos ir acostumando ele com o novo integrante da família, antes que o gato, de fato vá morar em sua casa. Por isso é importante que você tenha algum conhecido que possa ficar com o seu gatinho por esse período. Aproxime o gato do cão aos poucos, deixando ele o cheirar para conhecê-lo e não insista muito para que ele o aceite, caso comece a rosnar e ficar muito incomodado dê um tempo e tente depois que ele se acalmar. Desta forma ele terá um tempo para se adaptar com o novo irmãozinho.

Se seu cão for adulto e não tiver muitos problemas com estranhos, já for bem socializado e simpático com outros humanos e animais, você não terá grandes problemas na socialização entre cães e gatos, porém é necessário tomar alguns cuidados, o cão nunca poderá ver o gato como sua presa, por isso as dicas de aproximação aos poucos, como com cães mais desconfiados também são válidas para esse caso.

 

O que se deve fazer se tem um gato e quer um cão?

 

Os gatos já são por essência, menos sociáveis que os cães, e podem demorar certo tempo para se socializar com qualquer outro membro que esteja adentrando em seu grupo. Por isso é importante que você deixe seu gato a vontade para interagir com seu novo cãozinho, se você forçar a interação entre eles o gato pode não gostar. Outra dica legal é agradá-lo com carinhos e petiscos quando ele estiver próximo ao cão, desta forma ele associará essa proximidade como algo que lhe proporcionará coisas boas. Fique de olhos abertos durante o período de socialização entre cão e gato, pois qualquer interação que não agrade algum dos dois pode acabar em briga e machuca-los, dificultando ainda mais a amizade entre eles.

 

Você sabia que os cuidados que você tem com seus animais de estimação também influenciam no humor deles? Um cão ou gato não saudável ou insatisfeito pode não ter um bom humor, o que também dificultará a interação com outros animais. Então você deve cuidar bem da saúde de seus amiguinhos, para que eles estejam sempre bem e felizes para aceitar novas amizades. Esses cuidados englobam idas periódicas ao médico veterinário, vacinas em dia, água fresca e limpa sempre a disposição e uma alimentação saudável com a ração para cães da Max Total Alimentos. Desta forma você estará cuidando bem de quem só tem amor a lhe oferecer.