Ínicio > Cães > Comportamento > Cachorros sonham? Como garantir um sono tranquilo para o seu cão?

Cachorros sonham? Como garantir um sono tranquilo para o seu cão?

Cachorros sonham? Como garantir um sono tranquilo para o seu cão?

ZZzzzZZzz... Ah, a hora do sono! Quem não ama deitar, descansar, dormir e até mesmo sonhar, não é? E como seres humanos, sabemos que quando o assunto é sonho, tem muita coisa que escapa ao nosso entendimento. Por isso, ficamos com aquela vontade de tentar descobrir os motivos deles existirem e seus significados. Mas e os nossos bichinhos? Será que eles sonham? A resposta é sim, eles também sonham!

 

Nossa! Mas como será que funciona o sonho do cãozinho? Será que ele se lembra do sonho depois? Será que ele sonha com o quê, um delicioso pote de ração? Como saber se ele está sonhando? Posso interromper o sonho dele? Essas são algumas das perguntas que podem surgir, umas com respostas e outras ainda misteriosas, afinal, são sonhos, e se não tivesse mistério envolvido nisso, qual seria a graça, né?!

 

Então, preparado pra descobrir mais? Vem com a gente nessa!

 

 

O processo de sono deles é bem parecido com o nosso, ou seja, passa por etapas e pode ser pouco ou muito agitado. A etapa onde acontece os sonhos é conhecida como REM, uma sigla que vem do inglês Rapid Eye Motion e signifca, em tradução livre, Movimento Rápido dos Olhos. Nela, o sono é o mais profundo, mas atividade cerebral pode ser muito intensa, parecida com quando se está acordado. Mas ó, existe uma grande diferença aí entre nós e eles, demoramos bem mais pra atingir a REM, cerca de duas horas, já nossos bonitos chegam nessa etapa em uns 20 minutos! Uau, como são rápidos, né?

 

Por isso, quando os cães atingem a etapa REM de sono, e por consequência também começam a sonhar, é normal percebermos algumas mudanças em seu comportamento.

 

Todo mundo, pelo menos uma vez na vida, já passou por um sonho em que acabou realizando uma ação ou movimento sem a menor consciência de estar fazendo aquilo, e é assim também com os bichinhos, que podem mover as patinhas, o rabinho e as orelhinhas equanto dormem e sonham. Pode até ser que ele comece a latir, e não há nada de errado com isso também, viu?

 

Não dá pra saber com toda a certeza qual é o conteúdo desses sonhos, mas acredita-se que seja dentro da rotina que vivem, parecido com o que são os nossos. E é comum que os cães que durmam mais enroscadinhos fiquem com os músculos tensionados e assim mexem-se menos.

 

 

E os pesadelos? Bom, nem só de sonhos alegres é feita a soneca dos bichinhos. Pesadelos podem acontecer e, inclusive, resultar em ações como choro e rosnado. Porém, se a situação ficar insustentável e ele estiver agitado demais, a dica é agir com cuidado, cautela e calma. Chame pelo nome dele sem gritar e evite enconstar nele, isso pode assustá-lo. E nem de longe a gente quer que isso aconteça, certo?

 

Independente do sonho, o importante é respeitar o descanso, já que o sono equilibrado ajuda a manter um bom sistema imonlógico e o funcionamento ideal do metabolismo. Deixe o animalzinho dormir tranquilamente e sonhar bastante!

 

E agora, pra garantir que não vai ficar nenhuma dúvida de como garantir uma hora de dormir bem agradável pros nossos amigos, é importante saber sobre os fatores externos e ambientais que afetam esse momento.

 

Os lugares silenciosos e escuros são muito mais atraentes pra soneca, e os animais que passam muito tempo sozinhos em casa e distantes de movimentação e barulho, tendem a dormir mais e mais. E isso também acontece com aqueles que são pouco estimulados. Outra coisa é que os que vivem na rotina do tutor podem acabar acompanhando os hábitos de dormir e acordar na mesma hora que ele.

 

O importante, acima de tudo, é dormir com qualidade. E depois de tanto falar sobre sonho, bateu aquela preguiça, né? 

Artigos Relacionados