Ínicio > Cães > Comportamento > Adestrar cachorro para não fugir

Adestrar cachorro para não fugir

Adestrar cachorro para não fugir

Adestrar cachorro é um cuidado importante, pois irá facilitar a convivência com todos na casa e evitará alguns probleminhas de comportamento que não são nada agradáveis. O cachorro que foge de casa é uma das travessuras mais preocupantes, pois nestas escapadinhas eles ficam expostos a diversos riscos nas ruas, como doenças caninas, atropelamentos, brigas e até serem levados por pessoas mal-intencionadas. O adestramento de cães pode evitar este tipo de problema e dar mais segurança para você na hora abrir o portão de casa.

Os cães filhotes possuem mais facilidade em aprender e, por isso, este é o momento certo para ensiná-los, o que não significa ser impossível treinar cachorros com mais idade – só precisará de um pouco mais de paciência. Veja as nossas dicas:

Comandos básicos de adestramento de cães

É importante que comece um treinamento para o cão aprender comandos básicos de obediência. O objetivo é o animal criar respeito por você e entender o que está sendo ordenado a ele. Comece ensinando três comandos: senta, deita e fica junto.

O primeiro passo é ensinar o animal o significado de “muito bem”, “não”, “fica” e “aqui”. Para isso, use a guia para segurar o animal quando o comportamento for o contrário do que você ordenou e petiscos para cães para premiar quando seu companheiro cumprir o que ordenou. Vá por etapas e não tente pular nenhuma antes de ver segurança na obediência do cachorro.

Os avanços podem demorar um pouco a aparecer, mas com paciência e cuidado você alcançará seu objetivo.

Como adestrar cão para não fugir de casa

Apenas depois de bem trabalhada a etapa dos comandos básicos, podemos começar a adestrar cachorro para não fugir.

  • Passo 1 - Comece colocando a coleira, abra o portão, posicione-se com o cão do lado de dentro de casa e afrouxe a guia. Se ele se movimentar para sair, dê o comando “não” e, se mesmo assim não obedecer, segure firme a guia para impedir a fuga. Este procedimento deve ser repetido até o animal obedecer.
  • Passo 2 - Deixe o cão do lado dentro de casa. Dê o comando “fica” e vá para o lado de fora do portão. Se o cachorro desobedecer, repreenda-o e repita até conseguir o que espera. Sempre que ele fizer o que você quer, dê um petisco e muitos carinhos, dizendo “muito bem!”.
  • Passo 3 - Coloque os brinquedos preferidos do cão do lado de fora e indique que ele não pode sair. Repita até ele obedecer.
  • Passo 4 - Deixe o portão aberto e saia de perto do cão. Se ele sair, é hora de começar do zero o treinamento e repetir todas as etapas.

Você pode intercalar estes exercícios e fazer sessões durante a semana; mas cuidado para não estressar o cãozinho, combinado? Para ter mais segurança no começo do adestramento, use um portão que não tenha acesso direto à rua.

Por que os cães fogem de casa?

Os cães fogem de casa por diferentes motivos. Em geral, são estimulados pela curiosidade e instinto de caça. Um cuidado que pode diminuir muito este comportamento é a castração do cachorro, pois assim evita-se que ele saia de casa no período de cio. 

Artigos Relacionados