Ínicio > Cães > Comportamento > 3 dicas que ajudam você a descobrir a idade do seu cachorro

3 dicas que ajudam você a descobrir a idade do seu cachorro

3 dicas que ajudam você a descobrir a idade do seu cachorro

Descobrir a idade do cãozinho pode não ser uma tarefa muito fácil, mas existem algumas técnicas que podem ajudar a chegar a um número aproximado e que corresponderá a idade do lindinho. Uma das formas mais utilizadas é através da análise dos dentes do peludo da mamãe!

O dentinho do cachorro, quanto mais branquinho, menor será a idade dele. Os dentes do filhotinho começam a nascer quando estiverem entre seis e oito semanas de vida. Já com três e seis meses, a tendência é a de que os dentinhos caiam para o nascimento dos dentes permanentes. Outros fatores, como a quantidade de tártaro ou de placas bacterianas, servirão como dicas para identificar a idade - isso porque são probleminhas de cachorros adultos.

Muitas mamães não sabem, mas sabia que um filhotinho tem em média 28 dentinhos, enquanto um cãozinho adulto tem aproximadamente 42 dentões? É isso mesmo, pois seguindo a lógica, um cachorro com a quantidade menor de dentes será um filhote.

 

Os dentes estão ficando amarelinhos?

Bom... O amarelado dos dentes começa a aparecer com um ano, aumentando a cada ano completado, sendo os dentes traseiros os primeiros a começar a ganhar a nova coloração. Notou essa mudança? Bom... Então, é provável que o lindinho tenha entre 1 e 3 aninhos.

Se o seu cãozinho já passou dessa fase e os dentinhos estão começando a se desgastar, provavelmente, terá de três a cinco anos de vida. Em relação ao comportamento do peludo, será notável a energia de sobra e a pele com elasticidade, sendo sua personalidade brincalhona e com fôlego suficiente para atividade física diária.

 

É possível saber se o peludo é mais velho?

Os dentes estão amarelinhos, mais desgastados e a energia dele já não é a mesma! Bom... Neste caso, o fofo pode ter mais de cinco anos e alguns sintomas são muito comuns nesta fase de vida, entre eles, as doenças bucais - mau hálito e gengivas inflamadas. Já os olhos tendem a ficar mais esbranquiçados a partir dos seis anos, uma vez que ocorre um enrijecimento do cristalino, representando um indicativo da velhice do cachorro.

 

Os dentinhos estão caindo e o pelo está diferente. O que isso significa?

Provavelmente é uma resposta do tempo de vida do lindinho, e pode indicar que está entre seus 10 e 15 anos. Com essa idade, os dentes começam a cair, ficam amarelados e bastante desgastados. Diminui a energia para brincar e passear, além de passar mais tempo quietinho em seu cantinho, passando a dormir mais e não ser tão ativo como antes.

Outros problemas podem aparecer neste período, como o ganho de peso, doenças relacionadas com a artrite e a incontinência urinária. É importante levá-lo ao médico veterinário para que ocorra a checagem exata da idade do amorzinho, pois assim, receberá toda alimentação e tratamento adequado correspondente à sua idade!

Artigos Relacionados