Ínicio > Cães > Alimentacao > Os perigos dos ossos de couro para os cães

Os perigos dos ossos de couro para os cães

Os perigos dos ossos de couro para os cães

Um dos brinquedos mais oferecidos aos cachorros e mais vendidos nas lojas especializadas em pets são os ossos de couro. Mas o brinquedo não é recomendável por vários motivos - alguns dos quais você vai conhecer agora.


O primeiro motivo é que o material não é digerido pelo organismo do animal. Se o animal engolir pedaços do osso, o que é muito possível e comum, esse pedaço pode obstruir o intestino, causando diversos danos. Ainda que o pedaço seja descoberto a tempo no intestino, é preciso um procedimento cirúrgico para retirá-lo do animal, o que pode causar dor, transtorno e ser perigoso para o animal.


Outro motivo para que o animal não tenha um osso de couro é o material em si, que pode conter diversos produtos químicos que são nocivos e até mesmo fatais para os animais, como o Formaldeído. Além dos produtos químicos mencionados, o osso é facilmente contaminado com bactérias diversas, que passam para o animal no ato de roer, como a salmonela, causando diarreia, vômito, dores abdominais e até mesmo morte.


Quando o osso se fragmenta, os pedaços podem causar engasgos e sufocamento, ou machucar o cão com partes pontiagudas. Mas o maior perigo é que, quando muito mastigado, o osso vira uma espécie de gelatina, que é facilmente engolida e extremamente nociva.


Peça a recomendação do seu veterinário para escolher brinquedos adequados para a idade e para o porte do seu cão. Afinal, a gente só quer mimar e agradar não é mesmo? Mas sempre protegendo-os dos perigos e cuidando da saúde. 

Artigos Relacionados