Selecione o idioma:
Você está em: Cães > Alimentação > Fases da vida d...

Dicas e cuidados com o seu cão

Fases da vida de um cachorro

Fases da vida de um cachorro

Assim como nós, os cães também passam por diversas fases durante a vida. Que tal aprender um pouquinho sobre cada uma delas e ainda ver qual é a ração MAX mais indicada em cada uma delas?

 

Da primeira a quarta semana: Max Milk Substituto do Leite Materno.

 

 A gestação de um cachorro dura aproximadamente 60 dias e ao nascerem eles não conseguem enxergar nem ouvir, entretanto, podem sentir os mais diversos cheiros. Após aproximadamente duas semanas, seus olhinhos irão abrir e apesar de não enxergarem bem é importante tomar cuidado com luzes muito fortes, pois elas podem machucar seus olhos ainda em desenvolvimento. 

 

“Nesta fase todo cuidado é pouco.  Por isso, controle o desejo de apertá-los!

 

A partir da terceira semana, o cãozinho provavelmente começará a andar e latir, mas por ser muito fraquinho, suas caminhadas serão um misto de tropeços com escorregões, por isso, é sempre bom criar um espaço seguro no qual eles possam brincar.

 

A partir da quarta semana os sentidos do animal já estarão desenvolvidos e para ele tudo será festa! Nesta fase é importante que ele passe bastante tempo com seus irmãos e com você, pois assim ele irá crescer e se tornar um cão sociável e alegre. 

 

Os primeiros meses: Max Papinha Desmame, Max Filhotes e Max Prime Beef Filhotes. 

 

Da quarta a oitava semana de vida o cão já pode parar de ser amamentado pela mãe. Para complementar a alimentação durante esta fase de transição entre o leite materno e o alimento seco, você pode alimentá-lo com a Max Papinha para Desmame e a Max Filhotes. Deste momento até o 4º mês de vida o cachorro se encontra na fase da hierarquia. Neste período o cão irá aprender quem é o “líder da matilha” e é importante que você mostre a ele os limites, como por exemplo, onde fazer xixi, quais brincadeiras machucam e quando e o que ele pode comer. 

 

Puberdade:  Max Prime Beef Filhotes e Max Filhotes.

 

 

Quem diria que aquelas fofurinhas poderiam fazer tanta bagunça? Muita calma nessa hora, é só uma fase!”

 

A puberdade nos cães, assim como nos humanos, é uma fase díficil para quem convive junto. Ela geralmente ocorre entre o 4º e o 12º mês e é o momento onde os hormônios falam mais alto e eles parecem esquecer tudo o que lhes foi ensinado, além de tentar testar todos os limites que lhes foram impostos. A boa notícia é que esta fase é curta.

 

Fase Adulta: Linha Max Adulto

 

Nesta fase o cão se tornará menos dependente e se tornará cada vez mais um companheiro.  Ele terá atingido sua altura máxima, por isso atividades físicas são extremamente importantes para evitar que ele se torne obeso. Além disso o animal terá sua personalidade formada e boa parte dela, terá sido influenciada por você.  Apesar da maioria das pessoas se apaixonarem por seus animais quando filhotes, é nesta fase que muitos deles se sentem realmente ligados a eles.  

 

“É nesta fase em que eles se tornam os melhores e maiores companheiros que alguém pode querer.”

 

Melhor idade: Max Mature

 

Esta fase varia muito dependendo da raça e do porte do cachorro, mas ela geralmente se inicia a partir do 7º ano de vida.  Apesar de não ter mais tanta energia, as atividades físicas ainda devem fazer parte da rotina. A maior diversão dele será a sua companhia, seja na frente da tv, deitado na rede enquanto você o acaricia com o pé ou sentado ao lado da cama enquanto  você lê um livro pela manhã.  

 

“Os pelos brancos são sinal de sabedoria. Apesar da energia não ser mais a mesma, o amor só aumenta.”

 

Durante este período da vida os pelos do cachorro podem ficar grisalhos e haverá deterioração da visão e da audição. Apesar disto, durante este período ele provavelmente te conhecerá e entenderá melhor do que muitas pessoas, afinal, após tantos anos juntos vocês já são mais do que uma família!