Ínicio > Cães > Alimentacao > Pode dar leite para cachorro?

Pode dar leite para cachorro?

Pode dar leite para cachorro?

Se você é uma mamãe de cachorro de primeira viagem, fique tranquila pois muitas dúvidas costumam surgir, principalmente quando falamos em alimentação canina. Quem nunca se perguntou se pode dar leite para cachorro? Buscar orientações é fundamental para não errar na hora de alimentar seu cãozinho e estar sempre preparada para oferecer o melhor para ele.

Quando os pequenos chegam em casa ainda filhotes, existe o hábito de oferecer leite de vaca, como se estivéssemos amamentando bebês, mas é importante saber que o leite não é bem-vindo na alimentação dos cães em nenhuma fase de suas vidas. Os únicos alimentos indicados para os filhotes recém-nascidos são o leite materno e substitutos do leite materno.

Dar leite de vaca para cachorro faz parte de um senso comum; afinal, trata-se de uma fonte importante de cálcio e energia para proporcionar um crescimento saudável. Tudo isso é verdade, mas como um alimento para nós. Para os cães o líquido pode causar problemas intestinais, pois não conseguem digerir algumas substâncias presentes em sua composição e isso pode desencadear reações como diarreia, flatulência e mal-estar.

Por que não pode dar leite para cachorro?

Não é segredo que o leite materno da cachorra é um alimento completo e único para a nutrição de neonatos. Mas, existem casos em que a amamentação não é possível e, por isso, busca-se alternativas – é neste momento que o leite de vaca pode ser introduzido de forma errada.

Para entender por que não pode dar leite para cachorro, é preciso que saiba qual a composição deste líquido e como ele se comporta no corpo do cão. Entre os compostos presentes no leite de vaca temos proteínas, gorduras, vitaminas e açúcar; este último é chamado de lactose. A intolerância ao leite acontece por uma incapacidade do organismo em digerir a lactose, e isso é bastante comum em cães, pois eles não produzem grandes quantidades de lactase, uma enzima capaz de absorver o açúcar do leite.

Qual leite pode dar para cachorro?

Para garantir a nutrição adequada para seu fiel companheiro, ofereça um alimento desenvolvido especialmente para ele. É o caso do substituto do leite materno, que possui níveis balanceados de proteína, vitaminas e é livre de lactose. Assim, o cachorro aproveitará apenas o que é importante para a sua saúde e terá todo o suporte para crescer forte e cheio de vitalidade.

 Max Milk Substituto do Leite Materno é um pó de preparo instantâneo que foi desenvolvido para filhotes neonatos que não puderam ser amamentados pela mãe. Além de atender às necessidades nutricionais do cão, este alimento é enriquecido com cálcio, fósforo, vitaminas A e D nas quantidades certas para o animal ter saúde.

Veja aqui o passo a passo de como preparar o substituto do leite

Artigos Relacionados