Ínicio > Cães > Alimentacao > Cachorro latindo muito? Saiba o que pode ser

Cachorro latindo muito? Saiba o que pode ser

Cachorro latindo muito? Saiba o que pode ser

Preocupada com o cachorro latindo muito? A gente sabe que os cães latem mesmo, mas tem horas que é tão exagerado que até causa uma certa preocupação. Para entender o que faz nossos pequenos latirem tanto é importante conhecer bem o comportamento canino e compreender a função do latido no universo dos nossos companheiros.

Quem tem um cachorro em casa sabe que um dos principais segredos para entendê-lo é a observação. Acompanhe o desenvolvimento do seu animal de perto e procure conhecer suas necessidades, reações e formas de comunicação.

O latido é uma das linguagens dos cães. Eles latem para se comunicar entre si e também conosco, ainda que não consigamos compreender exatamente tudo o que querem transmitir. O cão latindo muito pode ser um sinal de que algo não está sendo compreendido como ele gostaria ou que ele está eufórico por alguma situação. Veja o que pode motivar esse comportamento canino.

Cachorro latindo muito por Síndrome da Ansiedade da Separação

Você fica muito tempo fora de casa e os vizinhos vivem reclamando que seu companheiro está latindo muito? Esse pode ser um sinal da síndrome da ansiedade da separação. Além dos latidos, o cão apresenta comportamentos destrutivos e começa a fazer as necessidades fora do lugar.

Geralmente esse problema aparece quando o animal fica muito tempo sozinho e não recebe a atenção que deveria. Os comportamentos inadequados, como os latidos excessivos, são tentativas de chamar a sua atenção.

Cachorro latindo muito por tédio

Para que os cães tenham uma vida saudável, você deve incrementar atividades recreativas regulares que, além de fundamentais ao alívio do estresse, também contribuem com desenvolvimento cognitivo do cão. É importante entender que, antes de serem parte da nossa família, os animais tinham funções específicas de trabalho, como caça e guarda — atividades que os mantinham ativos durante todo o dia.

Quando ficam em casa sem ter distrações e atividades, podem usar o latido como uma forma de descarregar sua frustração.

Cachorro latindo muito por medo

Quando o cachorro sente alguma ameaça, a tendência é que ele comece a latir bastante como uma tentativa de avisar a matilha ou, no caso, você. Mas esse medo pode ser causado por qualquer coisa; às vezes um passarinho no quintal já é o suficiente para o barulho começar.

Nesse caso, o ideal é prestar atenção ao comportamento do cachorro, pois o medo excessivo sem explicação pode ser sinal de algum distúrbio psicológico. Há casos em que o animal costuma latir muito ao ver alguém passando na rua ou quando tocam a campainha.

Para essas situações é importante trabalhar a socialização do cachorro, com treinamentos e em atividades que ajudem o animal a aceitar melhor a presença de pessoas e animais desconhecidos.

Cachorro latindo muito por felicidade

Sabe aquela explosão de felicidade do seu cachorro quando você chega em casa? Ele late sem parar e fica pulando o tempo todo, não é mesmo? Esse é o latido por felicidade, ele está tentando dizer que adora a sua presença. Retribua com um carinho bem gostoso e se possível; aproveite essa empolgação para passear com ele.

Cães filhotes latindo muito

Os latidos excessivos são normais em cães filhotes que acabaram de chegar a nova casa; mas logo que se sentem a vontade, ficam mais calmos. Procure todo o apoio que o pequeno precisa — principalmente à noite, período em que costumam chorar mais.

Cuidados com cachorro latindo muito

Além dos latidos, o cão costuma apresentar outros sinais que ajudam a identificar os motivos de tal comportamento. Por isso, além de garantir uma rotina de atividades saudáveis com passeios e brincadeiras, tenha atenção às atitudes do seu companheiro. Ele mesmo irá dizer o que está acontecendo.

Artigos Relacionados