Selecione o idioma:
Você está em: Cães

Adestramento Max

Andar Machucado

Aprenda um truque ótimo para divertir as crianças


Para que este exercício ornamental de grau médio possa ser executado é necessário que seu cãozinho já saiba outros dois exercícios que são: stay e fica, conforme você acompanhará nas fotos ao lado. Atenção: para fazer este exercício é importante que o cão esteja com uma guia de aproximadamente um metro e meio.

Navegue pelos passos abaixo:

  • Primeiro passo:

    Primeiro passo:

     

    Coloque o cão na posição de  stay e dê o comando “fica”, como na foto 1. Levante lentamente uma de suas patas, bem devagar mes-mo para que o cão não se desequilibre ou saia do lugar. 

  • Segundo passo:

    Segundo passo:

     

    Levante apenas um pouco e contorne a pata com a guia para que haja sustentação e equilíbrio do cão conforme a foto número 2. Fique, em um primeiro momento, apenas alguns segundos e em seguida solte a pata e libere o cão para passear o elogiando efusivamente.

  • Terceiro passo:

    Terceiro passo:

    Aumente gradativa -mente o tempo do cão parado com a guia apoiada e só depois de perceber que o cão já está ficando por um tempo razoável, uns 10 segundos mais ou menos, você dará outro passo: com a guia o apoiando, faça com que ele dê um passo em sua direção o estimulando a andar, conforme mostra a foto 3. No entanto, faça isto lentamente para que ele use a pata que está no chão e não a que está apoiada na guia. Assim que conseguir o objetivo, que é o primeiro passo a frente, faça como no primeiro passo – libere-o para passear. Para que ele venha em sua direção será fácil, já que os cães sempre querem se aproximar de sua matilha. Cuidado na hora de iniciar a transposição dele parado para o primeiro passo (mancando), não o excite, pois isto fará com que ele coloque a pata errada no solo.

  • Quarto passo:

    Quarto passo:

     

    Depois de várias vezes feito o exercício, usando sempre a guia como auxílio (conforme mostra a fotos), aumente sua distância em relação ao cão e, consequentemente, aumente a quantidade de passos dados. Um macete bacana para o término do exercício é dar o comando de “fica” antes de liberá-lo para passear, pois isto fará com que ele fique na posição de machucado antes de ser liberado. Este “macete” embeleza e complementa o exercício.

  • Quinto passo:

    Quinto passo:

    Depois de condicionado o exercício chega a hora do arremate final, ou seja, tirar a guia de apoio e fazer o exercício sem ela, apenas com o comando verbal “machucado anda” ou, para ficar engraçado, o chamando para “trabalhar”, dando alusão a quem assiste de que seu cão finge que está machucado para não trabalhar. Cuidado com a distância dada. Inicie com o cão próximo a você e aumente a distância gradativamente para facilitar.

  • O que pode dar errado?

    O que pode dar errado?

     

    O dono tirar o apoio da guia antes do condicionamento necessário. Isto fará com que ele não execute o exercício corretamente fazendo alguns passos andando e não no machucado. Tenha paciência e só retire o auxÍlio da guia depois do condicionamento. Bom treino!

     

    Alessandro Benite

    Cinotécnico

     

Adestramento de Cães
Anterior
Próxima
1

Primeiro passo:

 

Coloque o cão na posição de  stay e dê o comando “fica”, como na foto 1. Levante lentamente uma de suas patas, bem devagar mes-mo para que o cão não se desequilibre ou saia do lugar.