Como cuidar de cachorro recém-nascido

Adotar um cachorro filhote é sempre um desafio, pois são diversos cuidados que entrarão na sua rotina, então imagina quando o seu novo companheiro é um cachorro recém-nascido? Esse pequenino necessita de muita atenção para conseguir se desenvolver com saúde e vitalidade. A chegada desses animaizinhos enchem a casa de amor e você deve estar preparado para oferecer o melhor tratamento para a mamãe e seus filhotes.


Saber como cuidar de um cão recém-nascido é importante em qualquer ocasião, até mesmo para quem não tem cachorro em casa. Nunca sabemos quando um pequenino precisará da nossa ajuda, por isso, é bom estarmos preparados para salvá-lo sempre. Uma estimativa aponta que cerca de 10% dos cães e gatos do Brasil morrem nas ruas, principalmente quando se trata de recém-nascidos, pois possuem uma saúde mais frágil. Entre os cuidados com o cachorro recém-nascido, os mais importantes são com alimentação, vacinação e higiene.

A gente te conta como se preparar para receber os recém-nascidos caninos que vão deixar a sua vida ainda mais cheia de amor!

Como se preparar para parto de cachorra

Enquanto sua cachorra se prepara para ser mamãe, você precisa cuidar de tudo para receber os filhotinhos, e a melhor forma de começar esse processo é conhecendo quais as necessidades de um cachorro-recém nascido.


Esses pequenos bichinhos são chamados de neonatos até completarem 15 dias de idade, e nesse período precisam receber uma série de cuidados, sendo que alguns são naturalmente dados pela mamãe e outros são sua missão para melhorar a vida deles.

Quando a nova mamãe e os filhotinhos chegarem do veterinário para a sua casa, é interessante deixar água e ração acessíveis. Aprenda a fazer caminha de cachorro bem confortável, que dê segurança e mantenha os filhotes recém-nascidos aquecidos:


Essa caminha de cachorro deve ser preparada com antecedência de duas semanas para sua companheira poder explorar e se acostumar com o lugarzinho dela. Os cachorros recém-nascidos devem ser colocados perto da mãe logo após o parto.


Um cuidado importante após o parto é com a limpeza da caminha. Todos os tecidos e jornais devem ser trocados e esse cantinho precisa estar sempre limpo para evitar que os pequenos e a mãe desenvolvam infecções.

O que fazer quando o cachorro recém-nascido está sem a mãe?

A falta da mãe dos filhotes recém-nascidos pode acontecer por diferentes motivos, sendo o mais recorrente quando os pequenos são resgatados das ruas. Nesta situação, os filhotinhos precisarão muito de você para desempenhar funções que eram da mãe!


O primeiro cuidado com o cão é levá-lo para uma avaliação no veterinário. Ele irá analisar a saúde do cachorro e te orientará sobre a vacinação, alimentação e higiene animal. Neste momento, é importante tirar todas suas dúvidas, afinal, cuidar de filhote é uma missão cheia de segredos.


Os cachorros recém-nascidos não abrem os olhos até o 10° dia de vida e precisam do corpo da mãe para se aquecerem, na ausência dela, você precisa promover este aquecimento. Para isso, cuide de fazer uma cama para pet com panos limpos e se possível, coloque-os sobre um tapete térmico ou deixe um aquecedor por perto. Eles perdem calor com muita facilidade nos primeiros dias de vida, por isso, esse cuidado é importantíssimo.


A cama para filhote deve ficar em um cantinho reservado, sem circulação de muitas pessoas e protegida de correntes de ar.

Por mais fofinhos que os pequenos possam ser, é essencial que você evite tocar muito neles, pois são frágeis e podem se estressar com a movimentação.

No que diz respeito ao comportamento canino dos filhotes recém-nascidos, destacamos a soneca, que são muito frequentes. Dormem a maior parte do tempo, acordando quando sentem fome ou precisam fazer suas necessidades. Sobre esse último assunto, os recém-nascidos precisam ser estimulados com massagens para conseguir fazer as fezes até a terceira semana de vida.

Vacinação e vermifugação de filhotes recém-nascidos

É importante que os cuidados com o cão recém-nascido aconteçam antes mesmo do nascimento com o acompanhamento da gestação, mas em casos em que não foi possível esse controle, tenha atenção redobrada para cuidar do filhote. Após o período de 15 dias de vida, em que termina a fase neonatal dos pequenos, é essencial a realização de um exame de fezes e indica-se o uso de um vermífugo para cães, que deve ser prescrito por um veterinário.


A vacinação de filhotes deve acontecer entre os 45 dias e 60 dias de vida, período em que recebem as doses das vacinas múltiplas que protegem contra coronavírus, parvovírus canino, leptospirose, adenovírus, cinomose e hepatite infecciosa.

Alimentação de cachorros recém-nascidos

Logo que nascem, os cachorros filhotes precisam receber o colostro que é o primeiro leite produzido pela mãe. Esse alimento é poderoso e dá ao filhotinho a nutrição e hidratação que precisam, além de ajudar na proteção contra doenças. O leite materno deve ser o único alimento ingerido pelo filhote recém-nascido até a 4ª semana de vida, pois ele desempenha uma função importantíssima no fortalecimento do animal.


A alimentação de cachorros filhotes órfãos deve ser feita com um alimento desenvolvido especialmente para eles. O substituto do leite foi criado para alimentar o cão até 4 semanas de vida e oferece uma nutrição completa com todos os nutrientes e vitaminas necessários para o crescimento saudável do pequeno.

O Max Milk Substituto do Leite Materno é enriquecido com vitaminas A e D, cálcio, fósforo e é livre de lactose, o que evita diarreia. Trate-se de um pó que deve ser misturado com água e dado em uma mamadeira para cachorro recém-nascido, em quantidades e horários controlados, variando conforme o peso do animal e idade.


Vale lembrar que os cães não devem tomar leite de vaca, pois possui menos gorduras, cálcio e proteínas que o recomendado para recém-nascidos, além disso, os níveis de lactose são muito altos e podem desencadear diarreia.

Para saber como preparar o Max Milk Substituto do leite, basta clicar abaixo e conferir a nossa explicação passo a passo.



Após a quarta semana de vida, os cachorros recém-nascidos começam a desenvolver os dentinhos e isso significa que podemos começar um processo de desmame com a introdução de papinha para cachorro. A Max Papinha Desmame é um alimento completo para te auxiliar na fase de transição alimentar do cão e mantê-lo bem nutrido. Assim como o substituto do leite, esse produto pode ser preparado por você, basta misturar o pó com água seguindo as orientações da embalagem.


A papinha para cachorro pode ser usada até a oitava semana de vida do cão, após esse período, é importante fazer a introdução da ração para cães Max Premium Especial Filhote, que tem as vitaminas e nutrientes certos para alimentar seu filhote. A Max preparou dois sabores irresistíveis de ração para você escolher e fazer a felicidade do seu pequeno.